Gatos e cachorros
Há quem prefira cachorros, há quem prefira gatos. Eu costumo dizer que é fácil gostar de um cachorro. O cachorro bajula o dono o tempo todo, faz com que ele se sinta, constantemente, querido e indispensável. Não é incomum ouvirmos histórias do tipo “quando o dono morreu, o cachorro morrou também em seguida”.
Nada contra. Viva os cachorros, eu mesmo tenho uma e a adoro.
A questão é que os gatos não são assim. Eles vão para o colo do dono quando querem e SE querem. Se vc. chega em casa, seu gato pode perfeitamente se esfregar na sua perna ou, caso esteja um solzinho muito bom no lugar onde ele estiver, pode também não se mexer e continuar seu sono agradável. Algumas pessoas simplesmente não conseguem suportar essa independência. Daí, costumam dizer: “Gato é traiçoeiro, gosta da casa, não do dono.”
O amor pelo gato é um amor desprendido. Uma pessoa que é capaz de amar seu gato, aprende a amar independentemente da retribuição. Não que o gato não retribua, ele o faz. Mas quando quer. Amar um cachorro é fácil. No fundo, é um amor por si próprio. Eu admiro as pessoas que gostam de gatos.
Um dia estávamos discutindo esse assunto. Uma amiga minha, que defendia a superioridade do cachorro em relação ao gato como bicho de estimação, deu o seguinte exemplo:
- Imagine se vc. está num período horrível da sua vida. Foi abandonado pela namorada, está sem amigos, seu carro quebrou, vc. acaba de tomar o décimo esporro do seu chefe e sabe que, a qualquer momento, perderá o emprego. Tudo dando errado, aquele dia horrível. Se vc. chega em casa e tem um cachorro, pelo menos ele vai te alegrar. Se vc. tem um gato, quando chega em casa ele ainda pode te ignorar, e daí é que você se sentirá mal mesmo... Nem o gato se importa com você.
Um amigo meu, no ato, respondeu:
- Não, não. Se acontece tudo isso, vc. chega em casa, olha pra baixo e vê aquele cachorro com cara de bobo vindo que nem um bobo-alegre te lamber, aí que vc. se deprime mesmo. Pensa: ‘só este cachorro retardado é que me dá importância no mundo, e ainda por cima é porque eu lhe dou comida’. Agora, se vc. tem um gato, e depois de um dia como esses, chega em casa e é ignorado pelo bicho, então suas energias se renovam! Vc. pensa: ‘Chega!! É a gota d’água!! Preciso crescer como ser humano para ganhar o respeito desse gato!!’
3 Comentários:
ADOREI!
Há cão, cachorro e "cadelos"...o que define é a personalidade do dono. Portanto, cão e gato, tanto faz!
Putz, não lembrava mais disso. Desde o cursinho.
Postar um comentário
<< Home