26.3.08

Errata

O neural acaba de me informar que o quadrinho do xkcd não é sobre o Bobby Fischer, enxadrista morto em janeiro, mas sobre o Gary Gigax, que inventou o RPG. Valeu, neural, foi mal pela rata... Cara, como é que vc descobre essas coisas?

Eu podia jurar que era sobre o Fischer. O bonequinho é a cara dele, todo desarrumado, com a barba desgrenhada... E a idéia de ocupar a morte com uma partida de xadrez, bem ao estilo Bergman, me pareceu ótima!

Agora, olhando melhor o quadrinho, eu vi que nem é xadrez o jogo, ali... Não gostei! Preferia a impressão que eu havia tido antes!!

Mas não importa. O que vale é que eu quis fazer a homenagem, então está feita.

O Bobby Fischer era o maior barato. O cara era brilhante. Ganhou o campeonato mundial de xadrez dos ‘inimigos’ russos nos anos 70 e virou um ícone dos Estados Unidos, durante a Guerra Fria. O mais legal, porém, é que a mesma lógica que levou todo mundo a divulgar seus feitos, na época, levou também ao seu providencial esquecimento, quando ele, ex-herói, renunciou a cidadania americada e começou a meter o pau em tudo o que dizia respeito aos Estados Unidos (com a mesma cara de maluco que ele sempre teve - cara essa que, antes, indicava genialidade e, depois, indicava maluquice mesmo).

Ele era muito divertido. O típico chato. Recusava-se a jogar uma partida de xadrez porque a iluminação não estava do jeito que ele queria, ou porque tinha muita gente em volta, ou porque a imprensa estava atrapalhando, ou por qualquer outro motivo do gênero. Eu me identifico com ele. Nunca joguei uma partida sequer de xadrez na minha vida, não porque eu sou ruim (longe de mim!), mas justamente porque eu nunca encontrei um lugar em que a mesa estivesse na posição exata, com a iluminação correta, com as pecinhas da cor certa (eu queria as peças vermelhas, com bolinhas amarelas, e queria vários peões em forma de rei, e um rei em forma de peão, parece-me mais moderno, meio-intelectual-meio-de-esquerda...), entre outras coisas. Ainda bem que nunca encontrei essas condições todas pra iniciar minha carreira de enxadrista. Sorte do Deep Blue.

Será que eu deveria mudar pra Reykjavik?

2 Comentários:

At 9:53 PM, Blogger Unknown said...

nerds, vc e o neural. rs
viu, sua mãe não te ensinou que é feio deixar email sem resposta? :-P

 
At 2:51 PM, Blogger Neural said...

Pior que eu nunca joguei d&d na vida. Já meu irmão não apenas jogou como é chegado em xadrez, ele baixou um software de treinamento com aulas dadas pelo cara que era a criança narradora do filme do bobby fischer.

Mas independente de vc ter razão, dona madame, se me chamar de nerd de novo vou rodar o dado de vinte faces pra definir minha vingança maligrina, e dependendo do numero de hit points, vc vai ver só.

 

Postar um comentário

<< Home

Free Hit Counter
Free Counter