7.8.07

O coco e o bicho preguiça

Deve fazer dez anos, mais ou menos. Eu fui ao MIS, em SP, ver um festival de curtas amadores. Um deles eu nunca esqueci. Era uma animação, não me lembro de quem (gostaria de lembrar). Começava com o amanhecer na floresta. O sol nascendo, os passaros voando e fazendo barulho, a câmera subindo pela densa mata, o céu, de vermelho, passava pra azul.

A câmera focalizava um bicho-preguiça. Ele estava pendurado, de cabeça pra baixo, num galho de árvore. Vira a cabeça, lentamente, e olha pro coqueiro que está em frente. A câmera se desloca e focaliza um coco. Volta pro bicho-preguiça, ele olha pra câmera e diz, com sotaque baiano:

- Ainda pego esse coco...

A câmera vai para longe, focaliza a floresta. Anoitece; amanhece de novo, o mesmo ritual, sol, pássaros etc. A câmera focaliza de novo o bicho-preguiça, do mesmo jeito, na mesma posição, ele de novo vira a cabeça, bem lentamente, olha pro coco na outra árvore e diz:

- Ainda pego esse côco...

Novamente anoitece, daí a câmera acelera, como se passassem alguns dias. Nova manhã, todo o ritual, focaliza-se de novo o bicho-preguiça, na mesmíssima posição. Ele olha pro coqueiro, a câmera se desloca até o coco que está já quase podre, pendurado num galho. A câmera volta pro bicho-preguiça, que, lentamente, começa a se movimentar. Aos poucos, percorre o galho da árvore até o tronco. Vagarosamente, vai descendo o tronco da árvore. Chega ao chão e, bem devagar, vai até o coqueiro. Chega no tronco e, aos pouquinhos, começa a subir. Sobe, sobe, devagar, quase parando... Chega até o alto. Olha pro côco. Estende a mão, lentamente, no maior esforço. Quando ele está quase pegando... O coco cai.

O bicho-preguiça grita:

- NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

E continua, sempre com o mesmo sotaque baiano:

- Tudo por causa da minha precipitação!!!

6 Comentários:

At 10:53 PM, Blogger Bailarina said...

Muito bom! ADOREI! Parece com algumas pessoas que eu conhe�o!

 
At 2:21 PM, Anonymous Anônimo said...

A animação (premiada com o "Melhor Video Brasileiro" no Anima Mundi de 1999) chama-se "A Preguiça e o Côco", foi dirigida por Sergio Pranzl e animada por mim (Guil Goldenzon) e pelo Sergio.
Contou ainda com a colaboração de diversos profissionais como Vinicius Coelho (ilustrações da preguiça), Mu Chebabi (trilha e efeitos sonoros), Flavia Celestino (edição), e produzida nos estudios da Trampo Televisão e Cinema.

 
At 3:03 PM, Blogger O Estupidista said...

Carambra, muitíssimo obrigado! Não esperava que este blogue acabasse sendo visitado logo por alguém que participou do vídeo, estou orgulhoso.
Vc. tem idéia de como poderia comprar um DVD com esse curta?

 
At 4:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala meu caro.
no momento eu não tenho nenhuma cópia do vídeo, somente o original em beta.
Vou verificar com o Sergio e te falo ou peço pra ele entrar em contato com vc.
grande abraço
Guil

 
At 6:42 AM, Blogger voxpop said...

Também quero uma cópia. Sempre conto essa historinha(meio mesclada com o texto de "Seu Bonfim", de Fábio Vidal, no que diz respeito à passagem do tempo: E lá se foi uma hora, duas horas, três horas, quatro horas, cinco horas, seis horas, sete horas, oito horas, nove horas, dez horas, onze horas, doze horas, treze horas, quatorze horas, quinze horas, desesseis horas, desessete horas, dezoito horas, desenove horas, vinte horas, vie e uma horas, vine e duas horas, vinte e três horas, vinte e quatro hora. E lá se foram todas as horas do relógio... Meus sobrinhos adoram e sempre pedem para repetir!!!
E lá se foi janeiro, fevereiro, março...

 
At 10:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de poder assistir este video. Só conheço através do meu colega "VACA" e tenho vontade de assistir. POdem me indicar onde consigo? manoelkito@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home

Free Hit Counter
Free Counter