12.6.07

Pra não dizerem que nunca publiquei nada...

Vejam só o que eu achei na net... Lá atrás, na virada de 99 pra 2000, um conhecido meu no Estadão me pediu que escrevesse um artigo qualquer, pra encher lingüiça no caderno de informática. Eu escrevi esse artigozinho fuleiro. Ele deveria ter sido publicado antes do bug do milênio, mas acabou saindo só em 3 de janeiro de 2000. Além disso, os caras editaram pra caramba meu texto. Mas té que ficou bonzinho, na medida do possível...

"ELES ESTÃO FICANDO TEMPERAMENTAIS

Especial para o Estado

Há mais de dez anos, fiz um curso de linguagem Basic para micros Apple. Na época, via o computador como algo misterioso – só sabia que eram máquinas enormes e lógicas. No curso, aprendi o que eram bits, bytes, linguagem binária, rotinas, linhas de programação... Depois, passei a dominar comandos como “home”, “gosub”, “if...them”, etc. Até que pude dizer: “Eu sei lidar com computador.”

Grande engano. Pouquíssimo tempo se passou até o lançamento dos PCs, operados a partir de um “sistema operacional” (o que seria isso?) chamado MS-DOS. De novo, fiz um curso de computação e aprendi a trabalhar com “label”, “dir *.*”, “diskcopy”, “path”, etc. Aprendi, também, a usar o “moderníssimo” Wordstar, que – diziam – sepultaria as máquinas de escrever.
Desta vez, pensei, posso dizer que sei lidar com computadores. Na época, a grande coqueluche era um jogo chamado Prince of Persia, em que os movimentos do personagem na tela beiravam a perfeição. Estávamos chegando ao auge. A
inteligência artificial não tardaria. O Universo seria nosso!

Ao contrário das minhas expectativas, porém, em dois anos eu já estava completamente desatualizado. Um novo sistema, chamado Windows, havia chegado para revolucionar a computação. Tudo o que eu sabia era coisa do passado. Os gráficos “espetaculares” de Prince of Pérsia não eram nada comparados a Doom. Ao ligar o computador, automaticamente, todos teclavam “win”, para entrar no mundo maravilhoso das janelinhas. Depois, vieram os laptops, palmtops, Windows 95, Windows 98, Internet... Tornei-me advogado e desisti de todos os cursos – resolvi ser apenas usuário de computador, em vez de conhecê-lo profundamente.


Hoje, do alto do meu desconhecimento, vejo que os computadores não são grandes, nem lógicos. Ao contrário, estão cada vez menores e temperamentais! Quantas vezes, ao utilizar meu computador, sem qualquer explicação, ele resolve não mais trabalhar, com alguma desculpa esfarrapada do tipo: “Esse programa provocou uma falha geral no sistema e será fechado...” Em geral, não é porque fizemos algo errado. Mas o computador não quer o programa aberto e pronto! Não há nada de lógico nisso! Além disso, os computadores também têm um pouco de sadismo. Quem nunca perdeu um documento enorme no Word, só porque, de repente, apareceu um aviso de que “Esse programa será fechado...” – com a única opção de teclar Ok? É horrível! Ao fundo da tela, a gente vê aquele texto enorme, que levou duas horas para escrever, e na janela em primeiro plano, a única alternativa: concordar em perder tudo!

No momento, estamos assistindo à maior crise de temperamento da história da computação. Todos temem que alguns computadores, simplesmente, se recusem a acreditar que estamos no ano 2000. Para eles, será 1900 – não importa o que digam. Imagino os técnicos dizendo para eles: “Mas, computador, não é 1900, é 2000; você vai causar um colapso mundial se não entender isso!” E o computador responde: "Amigo, cada um com seus problemas; no meu modo de ver o mundo, é 1900.”

Esse é o nosso dilema. Em vez de inteligência artificial, criamos teimosia artificial. Em vez de dominar o universo, corremos o risco de uma catástrofe mundial... E eu, sem entender o que está acontecendo (como a maioria), torço para que o computador do meu banco resolva creditar cem anos de juros em minhas aplicações financeiras!"

2 Comentários:

At 3:07 PM, Anonymous Anônimo said...

ブートのラップし、結んで tasseled スエード対照的な関係は、満たすで、フロント。値用インソールです現時点で$15。留めてください、感じ の折り返しの 自分
で、高齢者 快適 カリカリのセーター
秋 一日? クリーナーあなた 採用 を必要とする もチェックします。

Feel free to surf to my web blog ヴィトン

 
At 5:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Let us find and focus on the specific motives. Implies factor that differentiates the range of goods from other makes Nike
Air.

Feel free to visit my webpage ... www.ukair90.com

 

Postar um comentário

<< Home

Free Hit Counter
Free Counter